A Mercedes-Benz deu um passo decisivo em direção à eletromobilidade no setor de veículos comerciais no Brasil.
Durante a Fenatran 2024, que aconteceu no São Paulo Expo, a marca apresentou seus caminhões elétricos à bateria, o eActros e o FUSO eCanter, trazendo pela primeira vez ao Brasil modelos que já operam em outros países.
Com foco em operações de transporte sustentável, os veículos chegam ao mercado nacional com promissoras perspectivas de parceria com grandes clientes para testes operacionais a partir de 2025.
O eActros, voltado para operações interurbanas de cargas médias e pesadas, será testado por empresas de logística e distribuição, como Braspress, Coca-Cola Femsa Brasil e Suzano. Equipado com baterias NMC (níquel, manganês e cobalto) e alcance de até 400 km, o modelo é ideal para transporte de produtos variados, como móveis, eletrodomésticos e alimentos, e já impressiona pela autonomia e rápida recarga, que leva cerca de 1h15. Os clientes terão acesso a versões de plataforma e cavalo mecânico.
Já o FUSO eCanter, uma solução leve para transporte urbano, será operado por empresas como Expresso Nepomuceno e RD Saúde. “Este modelo é projetado para tarefas urbanas e permite carroçarias variadas, como carga seca e baú frigorífico”, explica o diretor de vendas da Apomedil, Marlon Weiand. “Com autonomia entre 140 e 200 km, o FUSO eCanter se destaca pela agilidade e eficiência no carregamento, além de um sistema de regeneração de energia durante a frenagem, que amplia sua autonomia e reduz o consumo.”
A Mercedes-Benz do Brasil ressalta a importância das parcerias público-privadas para que a eletrificação de veículos comerciais se expanda em um país de dimensões continentais.
“Conforme o ceo América Latina da Mercedes, Achim Puchert, até 2030, a marca pretende ter um portfólio totalmente zero emissões em todos os segmentos”, projeta Weiand. “A marca se une a um seleto grupo de fabricantes que não só investem em novas tecnologias de transporte, mas também colaboram diretamente com clientes para desenvolver soluções que atendam a necessidades específicas de logística.”
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